SUGESTÕES PARA CRIAR UMA ESCOLA DOMINICAL EM SUA IGREJA

24-11-2010 09:21

Sugestão para Organização Básica de uma Escola Bíblica Dominical

Esta matéria não tem a pretensão de esgotar este assunto nem tampouco afirmar que este é o modelo único a ser adotado, creio que em diversas igrejas modelos diferentes podem ser adotados com eficiência, porem, considero, por experiência, ser este o mínimo que uma EBD deva ter para ser um órgão de ensino e obter sucesso nesta área. 

    

Uma EBD deve ser organizada, estruturada, com equipamentos que possam dar aos professores condições de aplicabilidade dos conhecimentos, e conseqüentemente passar este conhecimento aos seus alunos

A maior preocupação deve ser, do meu ponto de vista, com as classes infantis, uma vez que provado é que nesta fase o aprendizado é muito superior, então os diretores e superintendentes devem focar seus esforços nestas classes, priorizando o espaço, o treinamento atualizado de professores e professoras buscando a excelência no ensino das classes infantis.

Uma EBD básica deve ser formada pelas seguintes funções:

Diretoria
Em geral exercida pelo Pastor da Igreja, cuja função demandará todas as decisões a respeito da EBD, também responsável por liberar verbas para aquisição de equipamentos necessários ao funcionamento da EBD.

Superintendente
Exercido por um Obreiro, com aptidão para o ensino e organização, com vasto conhecimento bíblico e disposição para a obra de Deus, que não tenha dificuldades em se comunicar nem outorgar tarefas a subordinados.

Esta função sempre será subordinada ao Diretor, em algumas igrejas o próprio Pastor acumula a função de Diretor e Superintendente, dependendo da disponibilidade de algum Obreiro para ocupar esta função ou mesmo pela dimensão da EBD que não comporta tal função.

Cabe ao Superintendente:

Desenvolver a EBD;
Qualificar Professores;
Descobrir e Desenvolver novos professores, capacitando os pretendentes ao cargo;
Providenciar, junto ao Diretor, materiais e equipamentos de ensino;
Promover Palestras, Cursos, Debates, etc.;
Criar e desenvolver critérios de avaliação do corpo docente e discente;
Fiscalizar métodos e resultados do corpo discente;
Substituir professores, quando necessário;

Lembrando que por estar subordinado ao Diretor, nada pode ser feito sem que o mesmo autorize.

Professor
É o responsável para passar os conhecimentos adquiridos aos alunos, através de metodologia pedagógica e meios materiais, sempre levando em consideração o nível de conhecimento de seus alunos e suas dificuldades em absorver o ensino. Conhecer o aluno individualmente é importantíssimo, acompanhar através de pesquisas os resultados obtidos junto à classe, buscar adaptar os métodos de ensino buscando atingir os diferentes níveis de absorção de seus alunos; deve ser alguém responsável; organizado; metódico em relação ao ensino; preparado; inovador; carismático; atencioso; etc...

Secretário
Divide-se em dois grupos, o secretario da classe e o secretario da EBD

Secretario de classe
Responsável pela chamada, pela matricula, pela coleta da oferta, pelo relatório da classe.

Secretario da EBD
Responsável pelos preparativos da EBD (Dominicalmente), ou seja, é o primeiro a chegar e o ultimo a sair;
Responsável pelo relatório geral (somatória dos relatórios de classes);
Pode atuar como tesoureiro da EBD, uma vez que recebe e registra as ofertas;
Responsável pela pesquisa de preços e pela aquisição de materiais para EBD;
Nas reuniões de professores é quem redigi a ata da reunião;

Divisão das classes

Distribuição Básica dos Departamentos em uma EBD de pequeno porte

Infantil – 0 a 12 anos
Juvenil – 13 a 18 anos
Adultos – acima 18 anos

A divisão das classes dependera do espaço disponível para a EBD, supondo que haja disposição para três classes, então seria uma de Crianças, uma de Adolescentes e uma de Jovens e Adultos, onde para a classe das crianças deve haver uma maior demanda de professores.
A escolha do professor sempre será em função de sua capacidade de passar seus conhecimentos, considerando que a experiência deve ser levada em consideração a bíblia alerta, "...não neófito...".
A distribuição de classes como já vimos dependerá do espaço existente, o correto é que cada classe nunca exceda a 20 alunos, também devera ser evitado que duas classes em um mesmo ambiente fiquem de forma que uma possa ver a outra, caso necessário deve-se utilizar "tapumes", que podem ser retirados após a conclusão da EBD, e o fato de inibir a visão já é um grande atenuante para a dispersão da atenção dos alunos.

Reunião Semanal de Professores

Semanalmente deve haver reunião com o corpo docente da EBD, onde o Superintendente ira junto com os professores discutir os principais pontos da lição, levar ao conhecimento dos professores, subsídios teológicos para melhor aproveitamento da EBD, também nesta reunião cada professor devera decidir sobre qual método de ensino será melhor aproveitável para sua classe.
Nesta reunião o Superintendente poderá medir o grau de conhecimento de cada professor, bem como, medidas a tomar para capacitá-los melhor.

Cursos e Palestras

Uma EBD, que preza pelo crescimento de seus professores e alunos estará sempre promovendo cursos e palestras para seus professores e também seus alunos, como forma de capacitação e estimulo.

Os métodos de ensino
São as formas através das quais os professores irão trabalhar os diversos conteúdos com a finalidade de atingirem os objetivos propostos. Compreende as estratégias e procedimentos adotados no ensino por professores e alunos. Os métodos se caracterizam por ações conscientes, planejadas e controladas, e visam atingir, além dos objetivos gerais e específicos propostos, algum nível de generalização.
Os meios de ensino
São todos os componentes do processo docente-educativo que atuam como suporte material dos métodos de ensino com propósito de atingir os objetivos definidos

Espero que com estas dicas possa estar ajudando na continuidade, desta, que ao meu ver é a maior responsável pela educação evangélica e porque não também na geração de indivíduos genuinamente cristãos, que Deus abençoe a todos.

VALORIZEM A ESCOLA BIBLICA DOMINICAL