Como Fazer Missões e Evangelizar

12-06-2012 00:15

 

Como Fazer Missões e Evangelizar

Lucas 10:1-11

 

1     Desenvolvimento

 

2.1       “v.1 Depois disto, o Senhor designou outros setenta; e os enviou de dois em dois, para que o precedessem em cada cidade e lugar aonde ele estava para ir.”

 

“...e os enviou de dois em dois”. Os setenta são enviados por Cristo. Mas um detalhe importante: Eles são enviados de dois em dois. Nunca deveriam ir sozinhos.

 

Aprendemos um princípio importante aqui: Não é bom fazer a obra de Deus sozinho. Um evangelista solitário é uma pessoa que não tem com quem compartilhar um problema, uma dificuldade. É alguém que não tem com quem dividir os fardos da evangelização. Duas pessoas ou mais, podem dividir responsabilidades e problemas, mas uma pessoa solitária não tem com quem dividir nada.

 

Há algo importante a aprendermos sobre a nossa natureza. A solidão não nos faz bem. No filme “O naufrago”, um homem fica solitário numa ilha após um desastre aéreo. Depois de alguns dias, ele não suportando a solidão, desenha o rosto de uma pessoa numa bola, e finge que aquele objeto é uma pessoa. Aprendemos com isso, que nós não suportamos a solidão. E assim, fazer a obra de Deus de forma isolada e solitária é um risco. É por esse motivo que muita gente desiste do campo missionário.

 

Imagine comigo um missionário solitário entrando numa aldeiazinha, e de repente acontece um conflito entre este missionário e o povo desta aldeia. Um missionário solitário não terá uma testemunha a seu favor, não terá provavelmente um braço que lhe apóie, pois é um personagem solitário. Não terá alguém com ore com ele. É por isso que não é bom ir sozinho. Façamos como nos recomenda Cristo: ir de dois em dois.

 

2.2       “v.2 E lhes fez a seguinte advertência: A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.”

Jesus está dizendo que o tempo da colheita já chegou. Mas, são poucos os ceifeiros. Poucos despertam para a necessidade de ganhar vidas.

Entendo que o avivamento missionário vem quando Deus, por meio de seu Espírito acende a chama que estava apagada nos corações.

 

2.3       “v.3 Ide! Eis que eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos”.

 

2.4       “v.4  Não leveis bolsa, nem alforje, nem sandálias; e a ninguém saudeis pelo caminho.”

 

5 Ao entrardes numa casa, dizei antes de tudo: Paz seja nesta casa! 

 

6  Se houver ali um filho da paz, repousará sobre ele a vossa paz; se não houver, ela voltará sobre vós. 

 

7  Permanecei na mesma casa, comendo e bebendo do que eles tiverem; porque digno é o trabalhador do seu salário. Não andeis a mudar de casa em casa. 

 

8 Quando entrardes numa cidade e ali vos receberem, comei do que vos for oferecido. 

 

9 Curai os enfermos que nela houver e anunciai-lhes: A vós outros está próximo o reino de Deus. 

 

10  Quando, porém, entrardes numa cidade e não vos receberem, saí pelas ruas e clamai: 

 

11  Até o pó da vossa cidade, que se nos pegou aos pés, sacudimos contra vós outros. Não obstante, sabei que está próximo o reino de Deus.” (Lucas 10:1-11 RA)